terça-feira, 8 de abril de 2014

Como ler dados EFM de um computador de vazão?

O que são dados EFM?
O computador de vazão recebe os dados de medidores de vazão e cromatógrafos. E, através de algoritmos padronizados, usando os dados de vazão fornecidos pelo medidor, e outras variáveis tais como pressão estática, temperatura e constantes do medidor; ele calcula a vazão corrigida.
Estes dados são armazenados no computador de vazão em dois arquivos: um arquivo horário (vinte e quatro amostras por dia) e um arquivo diário (normalmente 35 amostras por mês).
Além destes dois arquivos, os computadores de vazão criam um terceiro arquivo: o arquivo de alarmes e eventos.
Estes três arquivos formam o conjunto de dados EFM que queremos ler dos computadores de vazão.

Para que servem os dados EFM?
Os dados EFM servem para: controle da transferência de custódia (quantidade de produto transferida do fornecedor ao consumidor); definir a qualidade do produto transferido através dos dados da cromatografia (quantidade de energia); para auditoria e para faturamento.

Desafio:
O maior desafio é como extrair estes dados do computador de vazão para um computador, na administração ou no centro de controle, em um formato tal que eles possam ser usados em programas de monitoração, controle de qualidade, auditoria e faturamento.

Solução:
Suite EFM da Kepware.

A Suite EFM é composta pelos EFM Exporters e pelos Drivers EFM. Com ela é possível extrair os dados de computadores de vazão e transferi-los para um computador, em formato adequado para uso por outros programas já citados.
Na Suíte EFM são oferecidos drivers EFM que permitem extrair dados de computadores de vazão da linha FloBoss da Emerson, TotalFlow da ABB, XARTU da Eagle, e produtos Omni entre outros.
Com os EFM Exporters você pode exportar os dados EFM lidos dos computadores de vazão para os programas FlowCAL e Quorum PGas, criar arquivos no formato CSV ou exportar os dados para uma tabela de banco de dados (SQL Server, Oracle, MySQL e outros) usando o padrão ODBC.





Nenhum comentário:

Postar um comentário