quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OPC Tunneling: uma alternativa ao DCOM no chão de fábrica

A facilidade de comissionamento e a simplicidade para estabelecer a comunicação Cliente / Servidor OPC, quando instalados em um mesmo computador, são as razões principais para a popularidade e a difusão do uso da Tecnologia OPC. O mesmo não pode ser dito quando Cliente e Servidor OPC são instalados remotamente, em computadores interligados por rede. Por exemplo, um sistema supervisório com driver Cliente OPC em um computador e um driver de comunicação com interface Servidor OPC em outro computador, interligados por rede.
 
O uso da tecnologia COM/DCOM é a responsável pelo sucesso da Tecnologia OPC, mas também é a fonte das dificuldades quando se trata de uma conexão remota. A Segurança DCOM controla as conexões remotas feitas aos programas instalados em um computador. A Segurança DCOM evita que um programa remoto controle um programa em seu computador, exatamente o comportamento de um vírus ou malware. De forma que, para estabelecer a comunicação entre o Cliente e o Servidor OPC remotos, é necessário fazer ajustes na Segurança DCOM para definir permissões de acesso e outras permissões necessárias. Este ajuste da Segurança DCOM, normalmente, requer um especialista com conhecimento nesta área.
 
Para responder a essa dificuldade, os desenvolvedores criaram uma tecnologia chamada “OPC Tunneling”, baseado em TCP/IP, e que pode ser usada para substituir o DCOM na comunicação remota entre o Cliente e o Servidor OPC. Com esta tecnologia, o Cliente OPC em um computador se conecta ao componente túnel em sua máquina e o Servidor OPC em outro computador se conecta ao componente túnel em sua máquina. Os componentes do túnel comunicam entre si, através da rede, transferindo os dados OPC entre os computadores e consequentemente entre o Cliente e o Servidor OPC remotos.
 
 
A Tecnologia OPC Tunnelling é usada apenas no transporte dos dados entre os computadores remotos. A atualização de dados entre os componentes remotos do túnel é feita por espelhamento, ou seja, se ocorre a mudança de valor de uma variável em uma ponta o novo valor é automaticamente transferido para a outra ponta (e vice versa). Não se usa mecanismo de transferência periódica, o que torna a comunicação OPC Tunnelling muito eficiente. Normalmente a comunicação OPC Tunnelling oferece as opções de transferência de dados com ou sem criptografia, aumentando a segurança caso esta transferência seja feita entre computadores situados em locais diferentes.
 
A Tecnologia OPC Tunnelling pode ser usada através de firewall ou pela internet, estendendo o alcance da Tecnologia OPC que não opera nestes ambientes. Configurar uma comunicação OPC Tunnelling é muito simples, é necessário apenas informar a porta e o endereço IP do componente túnel remoto (nos dois lados).
 
O uso desta tecnologia também transforma a comunicação Cliente / Servidor OPC remota em algo simples de configurar e fácil de comissionar. Existem, no mercado, diversos produtos que implementam a Tecnologia OPC Tunnelling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário