quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Servidor de Comunicação OPC: otimizando a rede de automação

Ao longo dos anos, os desenvolvedores de softwares de automação desenvolveram drivers de comunicação dedicados para cada dispositivo de campo e seus diferentes protocolos de comunicação. O desenvolvimento da tecnologia OPC padronizou a interface de comunicação e permitiu que mais de um aplicativo de software com interface Cliente OPC pudesse buscar dados de um mesmo Servidor OPC. Abriu-se a oportunidade para se ter o conceito de um Servidor de Comunicação OPC, reduzindo drasticamente o número de interfaces entre os diversos sistemas de automação com os inúmeros dispositivos de campo.


Figura 1: Acesso aos dados diretamente no CLP



Figura 2: Acesso aos dados usando um Servidor de Comunicação OPC

O uso de um Servidor de Comunicação OPC centralizado reduz o número de interfaces e algumas de suas vantagens são:
  • Otimiza o tempo de resposta dos CLPs reduzindo a quantidade de mensagens solicitadas, uma vez que o mesmo dado necessário no sistema supervisório e no sistema historiador é consultado uma única vez.
  • Diminui o custo de novos projetos de automação e de gerenciamento da produção, não sendo necessário adquirir um driver de comunicação para cada novo sistema.
  • Facilita a manutenção dos sistemas de automação, havendo apenas um único driver de comunicação para gerenciar.
  • Diminui custo de projetos de ampliações, permitindo aproveitar controladores existentes.
  • Reduz o risco de paradas na produção devido a falhas nos controladores.
Com a nova topologia, o Aplicativo Cliente (um supervisório com driver cliente OPC) roda em um computador e os drivers OPC do Servidor de Comunicação OPC rodam em outro computador. Desta forma é necessário implementar uma comunicação remota cliente / servidor OPC. Como a Tecnologia OPC depende do DCOM para a troca de dados em rede e o ajuste do DCOM para comunicação entre máquinas remotas nem sempre é simples e direto, o uso da tecnologia OPC Tunneling é uma boa alternativa. A Tecnologia OPC Tunneling torna simples a configuração da troca de dados entre sistemas remotos, aumentando a segurança e confiabilidade.

Com o uso de um Servidor de Comunicação OPC todos os dados dependem agora deste sistema. Para aumentar a disponibilidade do sistema, em sistemas de missão crítica, é interessante prever a Redundância de Servidores de Comunicação.

 

Um comentário: